PN Sierra de Andújar - "O Lince Ibérico"

De 26 a 30 de Dezembro de 2012

    A viagem este ano superou todas as espetativas, pois avistamos por 12 vezes o Lince Ibérico ( 6 indivíduos diferentes ). Segundo os especialistas, este ano a época do cio decorreu com a normalidade de outros anos, ao contrário do que sucedeu o ano passado, devido à queda regular de precipitação.

Portanto os avistamentos foram mais frequentes, bem como se fizeram ouvir muito bem com os seus roucos miados. É uma sensação indescritível observar este belo animal a cruzar a estrada diante do nosso carro a escassos metros de distância.

Para além do principal objetivo desta viagem que era a observação do Lince, também foram avistados inúmeros Veados, Coelhos e Gamos. Tivemos também a sorte de poder observar e fotografar alguns exemplares de Javali, bem mais perto do que é habitual, pois trata-se normalmente de um animal esquivo.

No que toca a aves, fomos mais uma vez brindados, com observações espetaculares de Águias Reais, Imperiais e de Abutres Negros e Grifos.

Os dias embora frios, tiveram sempre céu azul, com algumas manhãs de nevoeiro que proporcionaram belas fotografias da paisagem.

Paulo Anjo