Safari fotográfico ao Parque de Noudar, Barrancos

De 2 a 5 de Fevereiro de 2008 (Carnaval)

    Como já vem sendo hábito o fim de semana em Barrancos foi excelente. Apesar de um dos dias ter estado cinzento e chuvoso, este veio a revelar-se uma bênção para os dias seguintes que nos proporcionaram umas manhãs azuis, belas e límpidas. Na Herdade, como vem sendo habitual, o atendimento sempre simpático da Patrícia e do Nuno, os pequenos almoços e jantares que nos apresentaram foram a cereja sobre o bolo deste fim de semana inesquecível.

   

    Em termos de observação de fauna, foi um dos melhores, senão o melhor fim de semana no Alentejo de que me recordo. Localizamos um ninho de Bufo Real e, para nosso espanto, o macho resolveu responder ao chamamento produzido pelo gravador, oferecendo-nos momentos que dificilmente serão esquecidos.

    O objectivo do nosso passeio foi mais que superado. Não só ouvimos como tivemos oportunidade de observar e fotografar esta rara ave de rapina nocturna.

    Mas, eis que as surpresas não acabam por aqui pois para além das Pegas Azuis, Perdizes e outras aves conseguimos ainda observar Javalis, incluindo uma cria que com o seu bonito padrão riscado proporcionou boas fotografias. Para além disto tudo foram ainda observados e fotografados veados, machos e fêmeas, que passeavam pela bela paisagem desta reserva nada receosos de quem os observava.

   

     

    Observamos ainda a Cegonha Negra: ave muito rara, da qual se conhece pelo menos um ninho na zona.

   Enfim um fim de semana para não esquecer. Ansiamos pelo regresso em Março para o reencontro com o casal de Bufos Reais, que estará nessa altura a chocar os seus ovos, e com a Cegonha Negra e todos os outros animais que habitam este fantástico recanto de Portugal.

Paulo Anjo