PN de Narcea e Muniellos - "Ursos e Lobos"

De 28 de Novembro a 1 de Dezembro de 2008

 

    Se tivessemos de caracterizar este fim de semana com apenas uma palavra, esta seria NEVE, muita muita NEVE. Contudo, a paisagem deslumbrante, a casa acolhedora onde nos alojamos e a simpatia dos nossos anfitriões asturianos tornaram o fim de semana diferente e agradável.

    Durante a nossa estadia na reserva natural, tivemos a oportunidade de observar diversas espécies de aves, nomeadamente Garças, aves de rapina diurnas, Corvos e Gaios, entre outras. Pequenas aves como os Tentilhões foram observadas nas árvores de fruto cheias de neve, talvez em busca de abrigo ou de algum alimento que ainda subsistisse nelas.

 

    Para nosso espanto foi possível entrar dentro da Reserva Integral de Muniellos, bastando para isso um simples registo no momento. Claro está que a paisagem no seu interior era ainda mais bela que a observada no caminho até lá, pois trata-se de um ecossistema deveras preservado e poupado à presença humana. Apesar de o passeio dentro da reserva ter sido curto (cerca de 4 km), pois as condições meteorológicas não permitiam excessos, foi possível observar alguns rastros de mamíferos carnívoros, inclusive um que nos pareceu ser de Lobo.

   

    De regresso a Portugal, fomos obrigados a transitar pelo litoral Asturiano e Galego devido à quantidade de estradas fechadas no interior pela neve. Foi uma volta longa, mas que nos permitiu ver alguns belos recantos da Costa das Astúrias.

    Resta-nos esperar pelo nosso regresso na Primavera de 2009.

Paulo Anjo